segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Outra vez: tricô à máquina + crochê = Yuhuuuu!




Lembra a blusa branca que eu fiz prá mim com Ibiza, na máquina de tricô, com acabamentos de crochê, usando ponto folha? Pois é... Esta aqui é minha também, manequim 46; tem a mesma quantidade de pontos, mesma regulagem, mesma cartela, mas custou uma fração do preço. 



Isso porque foi feita com apenas 2 novelos de Cléa 1000 (de 2 tons próximos, mas diferentes de azul - queima de estoque...). Coloquei um fio em cada passador de fio da máquina, tricotei os 2 juntos (como sempre, passo o carro verão somente prá selecionar as agulhas, daí eu mesma, com o transportador, vou passando os pontos para a agulha que o carro verão iria passar se ele não me odiasse tanto...). Demora, eu sei, mas - pelo menos - não morro de enfarte quando ele ri de mim ao derrubar os pontos - e ele sempre derruba. A frente eu dividi a quantidade de pontos das costas ao meio, tirei 5 pontos e fiz duas partes iguais mas invertidas. Depois fiz a parte de abotoar com pontos baixíssimos.

Defeito da minha blusa: a escolha do botão. São muito grandes, muito gordos, nada delicados. Eram os únicos botões que eu tinha na época - pois essa blusa tem 5 anos de vida (é criancinha ainda...). Os 2 novelos custaram o preço de um, pois eram de uma caixa cheia de novelos de fim de estoque lá no Depósito de Fios Alvorada, na Penha - então saiu, em dinheiro de hoje, 7 contos mais ou menos. Está no sítio, da penúltima vez que eu fui esqueci de trazer, da última também... Sempre digo prá mim - "Preciso ir na loja achar um outro botão prá ela..." pois lá tem uma lojinha que tem uns botões lindíssimos e super baratos, mas acabo sempre esquecendo... 

Mas vocês não vão cometer o mesmo erro que eu: escolham um botão delicado, que realmente valorize essa renda. Vejam mais detalhes do ponto, do acabamento e do @#$%* botão:
 (Obs: como eram dois fios juntos, na hora de tricotar ou crochetar, uma hora predomina uma cor, outra hora predomina outra, dando um suave aspecto mesclado...)



A receita está AQUI, bem como o gráfico.

"Ah, mas eu não tenho máquina, dona Rosa... Buááááá!"...

Chora não, mulher! Taí uns pontinhos lindos de crochê - com gráfico, prá você se esbaldar...




Bons trabalhos!
Share:

9 comentários:

  1. Rosa,
    O que falar...????
    Não encontro outra palavra a não ser MARAVILHOSA!!!
    Que DEUS te abençoe SEMPRE.
    O seu desprendimento em compartilhar é divino.
    Obrigada.
    Ah!! agradeço também a visitinha que fez ao meu blog.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Linda demais sua blusa!!!
    beijocas, Tathy
    ah... adorei o segredo (ao menos pra mim) de passar o carro verão e depois fazer manual...heheheh, esses carros são danados em nos atrapalhar...
    beijocas, Tathy

    ResponderExcluir
  3. Olá. Parabéns pelo blog. No dia 30/12/2011 estaremos sorteando um quadro do pintor Bernardo David. Esse quadro será personalizado, pois, o vendedor poderá enviar uma foto que será reproduzida no quadro. Que presente incrível. Aproveite e participe já.
    Acesse o link: http://sorteie.me/facebook/compartilhar.php?id=20233 e concorra.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada de novo, Ana, Tathy ... Sempre generosas. Beijão!

    ResponderExcluir
  5. ola estou aprendendo tricotar a maquina mas nao entendo nada sera q alguem me podia a judar a faser alguns pontos obrigada cremildecoutinho@hotmail.com muito bonito os seus trabalhos adorei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Cremilda: tenho planos de fazer alguns vídeos para iniciantes, mas nunca acho tempo, pois não tenho empregada ... Mas você podia entrar em contato com a Irma:

      http://irmatricomaquina.blogspot.com.br/

      Ela vende apostilas de tricô à máquina.
      Cacei uns vídeos prá você ver um pouco do básico, só que não são em português. Mas, prestando atenção e assistindo mais de uma vez dá prá entender:

      http://www.youtube.com/watch?v=GON-zN4ucsQ&feature=related

      http://www.youtube.com/watch?v=6r-kRhasVDI&feature=related

      http://www.youtube.com/watch?v=6EMFlUzfdIY&feature=related

      http://www.youtube.com/watch?v=9aQNOGgMuqI&feature=related

      Espero que ajudem. Beijos.

      Excluir
  6. Oi, Rosa!
    Me apaixonei por essa blusa, e esse ponto então!
    Mas achei tão diferente do ponto da blusa branca, é a mesma cartela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dani. A cartela que eu forneci é a mesma para as duas blusas. No entanto, eu fiz a blusa toda usando o transportador, pois fico muito nervosa comocarro verão derrubando pontos das agulhas. Prefiro fazer mais devagar... Mas a cartela que eu coloquei nas postagens deixa ainda mais bonito. Beijão.

      Excluir
  7. Oi Rosa amei esta blusa azul como tudo o que fazes és muito criativa, também gostei do tricô à máquina + crochet =yuhuuuu! muito legal. Abraços com carinho e espero uma visitinha tua.

    ResponderExcluir

Todos comentários são moderados pelo meu filho para evitar spam. Se você postou um comentário e ele ainda não apareceu, aguarde mais 24 horas. Obrigada!