quinta-feira, 26 de maio de 2011

Eternamente linda...




É linda, não é? Mas eu falo prá ela: Lolô, até se eu embrulhasse você num pano de chão, você ainda era um presente lindo... Mesmo sem mostrar o rostinho, dá prá ver que o material é de primeira qualidade. Ah, tá falando da jaqueta? Também é linda - e dessa eu posso dar a receita...
Jaquetinha Xadrez da Lolô - Manequim 40/42
lã Cristal : cor preta e cinza claro
Observação: Tanto as costas como as duas frentes foram feitas de lateral a lateral e não de baixo para cima, como é usual. Entretanto, quem quiser pode fazer da forma normal que é mais fácil, mas como na época eu estava "Fazendo experiências científicas" com o tricô lateral, essa jaqueta foi feita assim: tanto as barras como os enfeites dos ombros são feitos à parte e pregados.
Costas: Na máquina, montar 160 pontos com a lã preta, regulagem 7 e tricotar em jacar usando a cartela por 154 carreiras. Tirar com fio de outra cor.
Frente direita: 160 pontos com o fio preto (80 - 80 na marcação da máquina), fazer o jacar na mesma regulagem até a carreita 68. Arrematar, para o decote, do lado direito, cada 2 carreiras, 1 ponto 8 vezes, então seguir reto até a carr. 100 e tirar com fio de outra cor (a marcação da máquina deverá estar em 80 - 65).
Frente esquerda: Começa colocando pontos na máquina com o fio preto da forma como parou na frente direita (ou seja, 80, 65 - para "casar"o xadrez), faz 14 carreiras, daí aumenta 1 ponto do lado direito cada 2 carreiras até alcançar a marcação 80 - 80 da máquina. Segue reto até a carreira 100 e tira com fio de outra cor.
Enfeite dos ombros: Usando a máquina e a frontura, no fio preto, tricotar 71 pontos, regulagem 4, barra 1 x 1 por 20 carreiras. Passar os pontos para a máquina com o transportador de 2 furos, colocar uma das frentes com o avesso virado para você na parte que foi feito o decote, passar uma vez a máquina na regulagem 10 com o fio preto e arrematar com "aquele ganchinho que eu esqueci o nome" ou usando o linker, costurando na máquina. Fazer outra igual e pregar no outro ombro. Para as costas, fazer uma barra de 179 pontos na máquina e frontura, 1 x 1 regulagem 4 e pregar da mesma forma.
Barras: Para cada uma das frentes fazer uma barra com o fio preto usando a máquina e a frontura, na regulagem 3, 84 pontos, 20 carreiras, fazer uma carreira na regulagem 8 e mais 20 carreiras na regulagem 3. Dobrar, colocando os pontos do começo sobre os pontos do fim, fazendo uma barra dupla, tirar com fio de outra dor e pregar com o fio preto em ponto de malha para não perder a elasticidade. Fazer uma para cada frente. Para as costas, 181 pontos, mesma coisa.
Mangas: fio preto, 71 pontos, regulagem 3, barra 1 x 1, 20 carreiras, 1 carreira na regulagem 8, mais 20 carreiras na regulagem 3, dobra e começa no jacar, com a regulagem 7, aumentando 1 ponto de cada lado de imediato e mais 1 de cada lado a cada 3 carreiras até a carreira 160. Tirar com fio de outra cor. Fazer outra igual.
Montagem: Costurar os ombros na máquina, pregar as mangas também na máquina. Fazer, usando a lã preta, uma barra 1 x 1 usando a máquina e a frontura com 123 pontos por 14 carreiras, na regulagem 3, passar uma vez a máquina na regulagem 8 e mais 14 carreiras na regulagem 3. Dobrar e tirar com fio de outra cor. Aplicar no decote com ponto de malha.
Costurar as laterais da blusa à mão, após arrematar e tirar o o fio de outra cor com agulha de crochê para ficar maleável.
Fazer dois "esconderijos para o zíper" da seguinte forma: na máquina, montar 166 pontos na lã preta, regulagem 7 por 6 carreiras, fazer uma carreira na regulagem 9 e mais 6 carreiras na regulagem 7. Dobrar e aplicar em uma das frentes, na metade da barra, no comprimento da frente e na metade do arremate do pescoço.Do outro lado fazer a mesma coisa. Aplicar o zíper debaixo desse arremate, pregado na blusa, pois o arremate irá cobrí-lo. Fim da novela.
Ah, mas se você não tem máquina, também dá prá fazer, é só seguir o gráfico e adequar a receita para a espessura da lã. Bons tricôs para todas...
Share:

Um comentário:

  1. Amei!!! quero fazer também! Mas.......ainda não sei mexer na maquina!! Ai que duresa né? Queria aprender mexer na frontura!!!!
    Seu trabalho está lindo!! todos eles!! Parabéns!

    ResponderExcluir

Todos comentários são moderados pelo meu filho para evitar spam. Se você postou um comentário e ele ainda não apareceu, aguarde mais 24 horas. Obrigada!